Secretária Raquel Teixeira entrega ônibus escolar para o município de Quaraí

Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (8)

52677416273 4f626e7fc6 k
Secretária Raquel Teixeira (D), prefeito Jeferson Pires e Beth Colombo - Foto: Diego da Costa
Por João Flores da Cunha

Dando continuidade à qualificação do transporte escolar no Rio Grande do Sul, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, realizou, nesta quarta-feira (8), a entrega de um ônibus escolar para o município de Quaraí. A ação foi viabilizada pelo programa Caminho da Escola, do governo federal, e contou com a articulação do deputado federal Carlos Gomes para a disponibilização dos recursos junto ao Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa tem como objetivo qualificar o transporte escolar dos estudantes que residem nas áreas rurais do Estado, ou que moram distantes de seu colégio. Em 2021, já haviam sido disponibilizados outros 46 modelos para 41 municípios do RS, com um investimento de R$ 9,8 milhões.

“Estamos vivendo um momento novo na Educação, em que ela é colocada como prioridade pelo governo do Estado. Ninguém segura uma ideia cujo tempo chegou, e o tempo da Educação chegou”, afirmou a secretária Raquel Teixeira. “A Educação é a mola propulsora de uma sociedade com qualidade de vida”, ressaltou.

O prefeito de Quaraí, Jeferson Pires, disse que a entrega do ônibus escolar é um momento muito importante para o município. “Conseguimos transpor o obstáculo terrível da pandemia e avançamos na Educação. Nosso objetivo é que criança nenhuma tenha dificuldade para ter merenda de qualidade e transporte de qualidade”, destacou.

A secretária municipal da Educação de Canoas, Beth Colombo, representou o deputado federal Carlos Gomes na solenidade de entrega. “Sabemos o que significa deixar um aluno na porta da escola. A educação é um compromisso de todos”, afirmou.

Também estiveram presentes a secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, subsecretários e diretores da Seduc, e os vereadores de Quaraí Fabio Avila da Silva e Mario Augusto.

O veículo entregue a Quaraí é da fabricante Iveco, no modelo Iveco Bus 10-190. O ônibus comporta 44 alunos sentados e um motorista e tem suspensão reforçada, o que reduz o balanço e permite acesso a lugares de relevo acidentado, além de garantir acessibilidade, por meio de plataforma para receber estudantes cadeirantes.

A ação é mais uma medida do governo do Estado para beneficiar o transporte escolar dos estudantes gaúchos. Em 2022, os repasses realizados aos 463 municípios que integram o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) tiveram um aumento de 30%, passando de R$ 160 milhões para R$ 209,1 milhões.