Gestores educacionais do RS lançam o “Referencial Curricular Gaúcho”
Encontro de apresentação irá ocorrer nesta quinta (12) no Auditório do Ministério Público
Publicação:
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), estão lançando, nesta quinta-feira (12), o “Referencial Curricular Gaúcho”. A cerimônia oficial que irá apresentar a nova plataforma educacional será realizada durante o primeiro Seminário Estadual da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro ocorre no Auditório do Ministério Público Estadual, a partir das 13h30.
Com foco na qualificação do currículo, sobretudo na qualidade da educação básica, os gestores educacionais irão se reunir para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, que deverá ser implantada em 2019. O objetivo é trabalhar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, as mudanças irão ocorrer na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular Gaúcho, permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Estado. “ O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as instituições de ensino do Rio Grande do Sul”, explica.
Novo Referencial Curricular do RS
O Governo do Estado irá publicar uma portaria para constituir uma comissão de 22 professores representando a Seduc, a Undime e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) para debater o novo currículo.
Posteriormente, será criado um site para que professores das três redes ofereçam sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrer até o final do mês de junho.