Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Bate-Papo com os Diretores conclui participação no Interior

A partir da próxima semana, secretário Krummenauer ouvirá gestores escolares da Capital e Região Metropolitana

Publicação:

Secretário esteve no prédio do Direito da Unisc
Secretário esteve no prédio do Direito da Unisc - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Um a um, todos os mais de 1,7 mil gestores das escolas estaduais do Interior do Rio Grande do Sul conversaram este mês com o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, em um encontro no qual puderam relatar as principais demandas de suas escolas, pedir soluções e, ainda, aprenderam como funcionam os principais departamentos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Bate-Papo com os Diretores, ação inédita no Estado, na próxima semana começa a ouvir os diretores de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Os eventos que marcaram a despedida do Interior ocorreram, quarta e quinta (21 e 22), nas cidades de Santa Maria e Santa Cruz do Sul – além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com sede nas duas cidades, foram ouvidos ainda os diretores das CREs de Cachoeira do Sul (24ª) e Estrela (3ª).

“O balanço da ação até agora não poderia ser mais positivo. Foi uma troca de informações que certamente vai ajudar a melhor a qualidade do ensino. Claro que isso não ocorre do dia para a noite, mas esse diálogo é um passo importante para identificar problemas e tomar medidas”, lembrou o secretário Ronald.

O evento em Santa Cruz do Sul contou com a presença de 190 diretores no auditório da Faculdade de Direito da Unisc. Durante cerca de 50 minutos, eles assistiram a um vídeo e a uma palestra – ambos tratavam das mudanças previstas para os próximos anos no mercado de trabalho, cada vez mais afetado pelos avanços tecnológicos. Krummenauer enfatizou que a maioria dos diretores não estará em atividade daqui a cerca de dez anos, quando recursos tecnológicos até agora inéditos deverão ser incorporados ao setor da educação. “Porém, nossos alunos, sobretudo os que nasceram nesse século, precisam estar cientes, ser preparados para encarar um mercado de trabalho absolutamente diferente do que enfrentamos hoje”, declarou aos diretores de escola.

Nas nove edições do evento, realizadas desde o dia 1º de março, tem sido mantida a fórmula – bastante elogiada pelos gestores escolares. Depois da palestra, os diretores são divididos em grupos – cada um tem cerca de 45 componentes, e é levado a uma sala diferente. Sala por sala, o secretário conversa com os participantes. Enquanto ele está com uma turma, nas outras há a presença de diretores da Seduc, que explicam o funcionamento de seus departamentos, dão dicas e até informam o andamento de algumas demandas. Os diretores têm ainda a opção de, por escrito, pedir informações sobre determinada obra ou pedido. Ainda em abril, quando acaba o Bate-Papo, equipes da Seduc passarão a responder todas as informações solicitadas.

Em sua palestra, Ronald aborda temas que terão grande importância no mercado
Em sua palestra, Ronald aborda temas que terão grande importância no mercado - Foto: Renato Gava/Seduc

Na edição mais recente, acompanharam Krummenauer os diretores Rogério Leal (Administrativo), Paulo Rezende (Logística), Raquel Padilha (adjunta do Pedagógico) e Adilson Antunes (Recursos Humanos, que contou também com apoio da adjunta Sonia Schneider). Conversou ainda com os diretores a coordenadora das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas (Cipave), Luciane Manfro. “Já começamos a compilar os dados obtidos nas primeiras viagens e, em breve, teremos condições de adotar algumas medidas, sobretudo as que atendem a um maior número de escolas”, informou o diretor das CREs, Carlos Fraga.

"Para nossa CRE, o evento foi gratificante. A presença do secretário e dos nossos diretores serviu para esclarecer dúvidas e até como incentivo, pois é a prova clara do quanto a Seduc está trabalhando em benefício das escolas", afirmou o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho.

Na próxima semana (27 e 28), o Bate-Papo reunirá, em Taquara e Gravataí, diretores de escolas vinculadas às 2ª e 28ª CREs.

Confira o calendário das próximas etapas:

27/3                – São Leopoldo
28/3                – Gravataí
2/4                   – Osório
5, 6 e 9/4        – Porto Alegre
10/4                 – Guaíba
13/4                 – Canoas

 

Secretaria da Educação