Aprendizagem melhora para 90% dos alunos de tempo integral em um ano
Pesquisa divulgada em videoconferência com os polos regionais apontou melhorias significativas após retomada do programa
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Com o objetivo de divulgar e analisar os resultados das avaliações do Programa Escola em Tempo Integral, a Secretaria Estadual de Educação, através da Divisão de Programas e Projetos Especiais, realizou na última terça-feira (4), uma videoconferência com os seis polos regionais de educação. Os dados coletados entre os meses de maio de 2016 a maio 2017 revelaram que 90% dos alunos consideraram ter melhorado sua aprendizagem e 87,4% dos estudantes não se sentem excluídos das atividades escolares.
Conforma a assessora do Programa Escolas em Tempo Integral, Elida Maria Montani, a pesquisa foi feita de forma online e a divulgação para os polos das coordenadorias regionais de educação ocorreu de forma estratégica para que fosse possível analisar de forma conjunta os resultados. “ A avaliação é de extrema importância para nós sabermos se as políticas públicas estão indo na direção correta. Felizmente tivemos bons indicadores que nos mostram o quão dedicados são os nossos professores. Existe muito a ser feito, mas é preciso parabenizar o trabalho que vem sendo desempenhado.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis
Funcionando desde o mês de julho de 2016 como Escola em Tempo Integral, a instituição de ensino Aurélio Reis, localizada no bairro Jardim Floresta, na Capital, é um dos exemplos de organização e bom desempenho.
A Escola que atualmente conta com 36 professores e 249 alunos se apoia nas suas atividades complementares para fazer a diferença. Educação física, aulas de Espanhol, teatro, música, dança, aulas práticas de matemática, plantio de hortas escolares, recreação, aulas de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Todas estas atividades fazem parte do dia a dia dos alunos de Tempo Integral, conforme nos conta a diretora Nassara Brum Pires:
“ Procuramos oferecer para as nossas crianças não só o conteúdo ou a atividade prática, mas o resgate de valores e a formação da cidadania. Aqui as aulas são de tarde e pela manhã nós temos as atividades complementares. Nosso objetivo é promover a integração e o desenvolvimento social e educativo dos nossos estudantes”, explica.
Para a professora de Espanhol, Ana Paula Venquiaruti, a Escola em Tempo Integral é uma excelente oportunidade para os alunos melhorarem os estudos. “ No período inverso eles podem vir aqui falar comigo e tirar as suas dúvidas. Isso aumenta o tempo de estudo deles e melhora também o desempenho”, afirma.
O professor de Educação Física, Wagner Maidana, revela a importância de oferecer atividades físicas mais completas e elaboradas para as crianças. “ Em geral, muitos pensam que a atividade física é só futebol. Na realidade, quando tratamos dos pequenos nas séries iniciais, temos todo um trabalho de desenvolvimento motor, de cognição e reforço dos potenciais físicos que irão auxiliar no crescimento daquela pessoa. O fator emocional também é muito importante, por isso buscamos integra-los da melhor forma possível”, destaca.
O aluno João Vitor Lexeus de 9 anos é do 4° ano do Ensino Fundamental e diz o que ele mais gosta na Escola em Tempo Integral: “ Praticar atividade física é muito bom. Tem vôlei, futebol e corrida. Gosto de estar perto dos amigos e dos professores”, conta.
Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann
Em Canoas, no Bairro Guajuviras, funciona a instituição de ensino Cônego José Leão Hartmann. Com foco no desenvolvimento psicossocial dos estudantes, a escola é outro exemplo que merece destaque.
Com atividades complementares de matemática, ciências, nutrição, meio ambiente, horta escolar, culinária, produção textual e educação física, os alunos podem aproveitar todo o esforço dos educadores para melhorar o seu rendimento.
A Escola conta atualmente com 1.400 alunos no total e destes, 350 fazem parte da Escola em Tempo Integral. O atendimento é realizado para alunos do 1° ao 5° do Ensino Fundamental.
De acordo com a vice-diretora, Darlene Santos, a ideia é que os alunos utilizem o turno inverso para realizar atividades que vão contribuir para a formação de uma educação qualificada. “ Nós aqui temos muitos espaços de aprendizado e interação e os exercícios práticos têm o objetivo de complementar o estudo”, afirma.
Segundo a professora de Ciências e Matemática, que também é nutricionista, Isolda Borges, um dos diferenciais da escola é exatamente trabalhar a parte de alimentação, inclusive ensinando às crianças receitas de alimentos saudáveis. “ Uma das atividades mais bem recebidas pelos estudantes é o conhecimento sobre como manter uma alimentação saudável. Temos aulas práticas onde eles podem aprender as receitas e que vitamina contém em cada alimento”, revela.
Cada criança tem a sua preferência
Vitória Pereira, 10 anos, aluna do 3° ano, afirma que adora fazer cuca de banana e panqueca. “ Minhas matérias preferidas são Matemática e Ciências, mas fazer receitas com a professora é o que mais gosto”, diz.
Já para Maria Joanna Gonçalves, 9 anos, estudante do 3° ano, a educação física é o seu momento preferido do dia. “Adoro fazer exercícios, Arte e recreação. Gosto de estar também com os professores e os amiguinhos”, afirma.