10ª Mostra do Técnico em Eletrônica do Parobé reúne conhecimentos tecnológicos de alunos
Evento apresentou inovações pedagógicas ligadas ao século 21
Publicação:

Os principais projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, foram reunidos na 10ª Mostra de Trabalhos do Curso Técnico em Eletrônica, evento que ocorreu na sexta-feira e no sábado (28 e 29 de junho). Foram apresentados projetos como dispositivos contra afogamentos em piscinas; módulo de monitoramento de frequência cardíaca; controle de braço robótico por software; construção de sensores e dispositivos eletrônicos para pessoas com deficiência visual para evitar acidentes indesejáveis; módulos de prevenção de acidentes de crianças dentro de casa; sistema de prevenção contra incêndios domésticos, entre outros.
O secretário estadual de Educação, Faisal Karam, esteve na escola e ficou impressionado com a qualidade dos projetos desenvolvidos. “Parabenizo a toda comunidade escolar pelo trabalho, que é uma referência na área no Estado e no País”. Karam destaca ainda que, mesmo com as mudanças no mercado de trabalho, que exigem cada vez mais uma especialização profissional, o curso técnico ganha força. “Sabemos que a tecnologia mudou o mercado, e esse é um processo irreversível. A mão de obra abundante não será mais uma realidade. Precisamos apostar cada vez mais na mão de obra especializada dos nossos jovens. Somente os mais bem preparados vão avançar”, destacou.
O diretor da Escola Parobé, Renato Mussela, conta que a instituição de ensino incentiva os estudantes a abordar a inovação, a criatividade e o empreendedorismo em seus projetos. “Estes valores são prioridades dentro da sociedade contemporânea que busca, cada vez mais, qualificar a vida das pessoas de forma viável financeiramente. Além disso, nossos cursos representam uma esperança de emprego para os jovens dentro de um cenário tão adverso”, explica.
De acordo com o professor do curso de Eletrônica da Escola Parobé, responsável pela Mostra, Luiz Oscar Pilger, a ideia para elaboração da exposição foi focar na solução de problemas diários. “Além de mostrar alternativas para dificuldades cotidianas, a Feira quer promover a sustentabilidade ambiental e econômica, para comercialização futura”.
Conforme a secretária-adjunta estadual de Educação, Ivana Flores, o investimento na educação é o único caminho para minimizar as desigualdades sociais do país. “O mundo é desafiante e o desafio se coloca também para nós educadores e estudantes. Nossos cursos profissionalizantes estão no tempo certo para acompanhar o mundo tecnológico, pois as nossas escolas estão cada vez mais vivas para produzir conhecimento”, analisa.

A titular da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Coiro, fala sobre a importância da preparação dos estudantes para o mundo do trabalho: “Este momento é de festa pelos esforços dos nossos alunos. Tenho certeza que o mundo empresarial está com os olhos voltados para o Parobé e pelos trabalhos que estão sendo realizados aqui”, diz.
Homenagem
Um dos agraciados da noite foi o professor João Carlos de Oliveira. Precursor do curso de Eletrônica da Escola Parobé há mais de quatro décadas, Oliveira recebeu uma placa de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à instituição de ensino. “No momento faço o curso de Teatro da terceira idade, mas jamais abandonarei a minha escola. Para mim o curso de Eletrônica é único”, orgulha-se.

Presenças
Ainda estiveram presentes a diretora administrativa da Suepro, Denise Villas Boas; a diretora pedagógica da Suepro, Raquel Padilha; a coordenadora do Curso de Eletrônica da Escola Parobé, Gleci Bastos Gonçalves; o representante do projeto “Sou Mais Educação”, Mário Sander Buck; a assessora técnica da Seduc, Salete Albuquerque; e o vice-diretor administrativo da Escola Parobé, Carlos Eduardo D’Ávila.
Confira mais fotos